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terça-feira, 13 de setembro de 2011

Iyengar Yoga...Como distinguir

O aspecto mais caracteristico de Iyengar Yoga é que ele envolve muito pouco fluxo de vinyasa (transição fluida de um asana para avançar em conjunto com a respiração). Em vez disso, os asanas são mantidos em maior permanencia de tempo enquanto o alinhamento é aperfeiçoado. Entre os asanas, os alunos intercalam Balasana (postura da criança) ou Savasana (postura do cadáver).
Portanto Iyengar Yoga não é uma experiência cardiovascular tão intensa como um estilo mais fluido como Ashtanga.
 Permanecer nos asanas (posturas psicofísicas), no entanto, é árduo, constrói força e é excelente para aumentar a flexibilidade.
A ausência de fluxo de vinyasana é outra razão porque o método Iyengar traz Yoga ao alcance de uma vasta população.

Para pessoas que não são fisicamente aptas a tentativa de um estilo que flui na prática è um ótimo lugar para começar, isso inclui as pessoas que estão doentes, idosos e com excesso de peso.

Prática
O método Iyengar de Yoga é inicialmente aprendido através da profunda prática asanas e de pranayamas (controle da respeiração).

Guruji Iyengar têm sistematizado mais de 200 asanas classicos e 14 diferentes tipos de pranayamas (com variações em muitos deles), desde o simples ao muito difícil. Estas sequencias são estrturadas e categorizadas, permitindo que um aluno iniciante progrida* com firmeza e segurança de posturas básicas para mais avançadas ganhando flexibilidade, força e sensibilidade em mente, corpo e espírito.

Iyengar Yoga foca sobretudo no seguinte:
Corrigir o alinhamento do corpo, isto permite desenvolver harmoniosamente em uma maneira anatomicamente correta para que o estudante não sofra nenhum ferimento ou dor quando praticando corretamente. É por isso que Guruji criou e desenvolveu o uso de props (acessórios) que ajudam o organismo a obter excelencia no asana, uma vez que todos os organismos são diferentes e as pessoas têm pontos fortes e fracos diferentes. Props ajudam a oferecer suporte e ajustar o corpo para os diferentres asanas, para que este corpo possa trabalhar em amplitude de movimento que seja seguro e eficaz.
Este enfase do Guruji Iyengar no correto alinhamento anatomico e no metodo de trabalho refinam os aspectos terapêuticos do yoga.
Corrigir sequenciamento, há um poderoso efeito cumulativo alcançado por praticar asanas em sequencias especificas, onde são realizadas as posturas com permanencias consideráveis de tempo para permitir que os efeitos das posturas penetrem mais profundamente dentro do individuo.
Asanas em pé são enfatizados no Iyengar Yoga.
Eles constroem fortes pernas :-), aumentam a vitalidade geral (ueba!) e melhora a circulação, coordenação e equilíbrio, garantindo assim uma base sólida para o estudo de posturas mais avançadas.


Ao contrário das abordagens mais experimentais, onde os alunos são incentivados de forma independente "encontrar seu caminho" no asna imitando o professor, uma classe de Iyengar yoga é altamente verbal e precisas e, distorções e erros corrigidos ativamente. 

Queridos,
O texto acima eu encontrei nas minhas andanças pela Internet há algum tempo, copiei para o Word e imprimi sem identificação, mas, por fazer total sentido e informar de uma maneira clara e sucinta o metodo Iyengar de Yoga, traduzi e trouxe para o blog.
Especialmente a ultima linha, pois eu ainda não havia encontrado um texto sobre o método que falasse sobre o mesmo ser altamente verbal - especial.
Espero que tenha elucidado bem este método tão procurado, praticado e amado...
Forte abraço!
Namastê.

*prática constante de 2x ou mais por semana

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