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terça-feira, 31 de janeiro de 2012

4/15 – Menopausa light

A Yogaterapia hormonal tem sido usada com grande sucesso para aliviar os incômodos dessa fase da vida, quando a mulher se depara com freqüentes ondas de calor e perda de libido. “As posturas agem principalmente sobre os ovários, a hipófise, a tireóide e as glândulas supra-renais, estimulando o aumento dos níveis de estrógeno, hormônio que cai significativamente com a suspensão da menstruação”, explica a criadora do método, a yogaterapeuta Dinah Rodrigues. Entre as posturas indicadas estão as extensões, as flexões e as torções de tronco, que fortalecem a musculatura da região pélvica e dos órgãos reprodutores.
Bons Fluidos - 2009

Salamba Sarvangasana

Inicío este comentário com as palavras de Humberto Meneghin do blog http://yogaemvoga.blogspot.com/ em seu texto sobre este assunto:
Foi uma grande surpresa notar que após a primeira aula de Yoga Terapia Hormonal as praticantes já se sentiam extremamente renovadas. Em seus olhos e na expressão de contentamento que transmitiam podia-se visivelmente notar que haviam redescoberto dentro de si uma nova mulher. Uma nova mulher que até então se encontrava escondida, estressada, mergulhada na ansiedade, em preocupações e sobretudo nem se dando conta que já começava apresentar uma baixa hormonal significativa.


Yoga Terapia Hormonal não é só um método criado por Dinah Rodrigues, mas é “o” método criado para mulheres, esta yogaterapeuta percebeu que conforme foi montando suas aulas para mulheres, mediante seus estudos, havia resultados satisfatórios e descritos claramente por suas alunas, foi então que resolveu fazer uma pesquisa séria e de grandes proporções que resultou neste método (1993). http://www.dinahrodrigues.com.br/yoga/resultados.htm


No método Iyengar nossa Guruji Geeta Iyengar é grande inspiração e fonte de conhecimento para o Yoga para mulheres.
(...)Vocês sabem que para muitas mulheres existe fadiga se correr do trabalho ou dos afazeres do lar para a aula de Iyengar yoga. Muitas vezes durante o ciclo da menstruacao a mulher pensa se deve ou não ir para aula com a sensação de mais letargia, pouca energia. Inicie sempre com Uttanasana quando vier essa letargia e ou os calores da menopausa. Inicie com Adho Mukka Svanasana que serve para todas as pessoas em estado mais cansado.
Por isso quando a energia esta baixa não é bom iniciar com as posturas deitadas e flexões para frente, recarregamos as baterias em Tadasana, Uttanasana, Adho Mukka Svanasana, Parsvottanasa, Prasarita Padottanasana.(...)Geeta Iyengar, http://iyengaryogasaopaulo.com.br/artigos/iyengar-yoga/iyengar-yoga-aula-para-mulheres-por-geeta-iyengar-2.html

Forte abraço!
E sempre: ‘Palavras não são suficientes para expressar o valor do Yoga – ele tem que ser experimentado.’ B.K.S. Iyengar

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