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domingo, 19 de maio de 2013

Parivrtta Trikonasa(Postura do triangulo torcido) - Light on Yoga - B.K.S.Iyengar


Parivrtta significa girar, dar a volta ou para trás. Trikona é um triângulo. Esta é a postura do triângulo torcido. É uma das variantes de Utthita Trikonasana.
Técnica
1 - Fique em Tadasana. Tome uma inspiração profunda e com um salto afaste as pernas lateralmente 1 a 1 1/2 metro. Levante os braços para o lado, em linha com os ombros, as palmas das mãos viradas para baixo.
2 - Gire o pé direito em 90 graus para a direita. Gire o pé esquerdo 60 graus para a direita, mantendo o pé esquerdo esticado e comprima o joelho.


3 - Expire, gire o tronco ao longo da perna esquerda na direção oposta (para a direita), de modo a trazer a palma da mão esquerda no chão próximo do lado exterior do pé direito.
4 - Estique o braço direito para cima, trazendo-o em linha com o braço esquerdo. Olhe para o polegar direito.
5 - Mantenha os joelhos apertados. Não levante os dedos do pé direito do chão. Lembre de descansar o lado exterior do pé esquerdo bem no chão.
6 - Estique os dois ombros e escápulas.
7 - Fique nessa posição por meio minuto com a respiração normal.
8 - Inspire, levante a mão esquerda do chão, gire o tronco para trás para sua posição original e volte para a posição 1.
9 - Expire, repetir a pose do lado esquerdo, rodando o pé esquerdo para o lado de 90 graus para a esquerda e para a direita do pé de 60 graus para a esquerda e coloca a palma da mão direita no chão próximo do lado exterior do pé esquerdo.
10 - Mantenha a pose de ambos os lados pelo mesmo período de tempo, que pode ser ajustado, fazendo, por exemplo, 3-4 respirações profundas em cada lado.
11 - Depois de terminar o tempo, inalar, levantar o tronco, de volta à sua posição original, trazer os dedos para a frente e manter os braços, como na posição 1.
12 - Expire e voltar para Tadasana. Isso completa o asana.
Efeitos
Este asana tonifica os músculos da coxa, panturrilha e isquiotibiais. A coluna e os músculos da parte de trás também são estimulados a funcionar adequadamente, com a postura aumenta o fornecimento de sangue em volta da parte inferior da região da coluna vertebral. O peito se expande totalmente. A pose alivia dores o nas costas, revigora os órgãos abdominais e fortalece os músculos do quadril.

Algumas imagens de parivrtta trikonasana:



Vamos praticar?
Forte abraço!
Namaskar.

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